CORREIOS: FÓRUM DOS SINDICATOS APOIA ATO DOS ECETISTAS

 Os trabalhadores dos Correios, em greve desde o dia 17 de agosto de 2020, realizaram ato em Caraguatatuba, com o apoio do Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte.


O início do ato aconteceu em frente ao Centro de Distribuição Domiciliar, na avenida Prisciliana de Castilho. Lá, os trabalhadores que já sofrem com o corte de ponto, constataram o aumento do número de funcionários terceirizados, como mais uma ação da empresa para tentar enfraquecer a greve. Foi falado ao microfone que não há concurso público para a contratação de novos funcionários desde 2011, e uma questão sentida da categoria é justamente a redução de funcionários e o aumento da terceirização. A mobilização se dá em torno da proposta da empresa de retirar 70 dos 79 itens do Acordo Coletivo de Trabalho. Alguns dos 9 itens restantes serão mantidos, mas alguns são rebaixados ao mínimo que a lei trabalhista coloca, como o vale-refeição.


O movimento saiu em passeata para a agência dos Correios na rua Altino Arantes. Lembramos que os servidores municipais de Caraguatatuba estiveram, junto com o Fórum dos Sindicatos, em ato na frente da mesma agência, no dia 28 de agosto. Falas contra a terceirização, contra a privatização, contra as condições precárias de trabalho e pela manutenção do ACT foram os destaques.


---


Segundo o Diretor de Base do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional - Sifuapesp - que íntegra a frente única em defesa dos direitos dos trabalhadores que é o Fórum "esse ato faz parte de uma série de ações ocorridas no litoral norte simultânea a ações em todo o Brasil". O dirigente do Sifuapesp também cita que é notório a ação privatista do Governo Federal e afirma que também no Governo do Estado as tendências de venda do conjunto das ferramentas públicas se faz visível por meio da PL 529 "... visto o alinhamento dos governos federal e estadual, a luta dos trabalhadores dos Correios também é nossa luta e estaremos juntos..."


Representante do Sindicato dos Petroleiros - Sindpetro LP - comenta que o ataque que os trabalhadores dos Correios sofrem nesse momento vem na mesma linha dos ataques sofridos pelos trabalhadores da Petrobrás e que esses tem, entre outros, como fim a venda dessas empresa nacionais. " Também o Petroleiros vem enfrentando fortes ataques a seus direitos e a Petrobrás vem sendo fatiada e vendida a empresas estrangeiras"



Acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/ForumSindical
Próxima notícia
« Notícia anterior
Notícia Anterior
Próxima notícia »

Comentários