Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte realiza ato contra a privatização da Petrobrás e da Transpetro

Trabalhadores de vários segmentos, estudantes e movimentos sociais realizaram um ato em frente à UTGCA, em Caraguatatuba, na quarta-feira dia 13/07, e um ato em frente ao TEBAR, em São Sebastião, na quarta-feira dia 20/07, contra a privatização da Petrobrás e da Transpetro, contra a entrega do Pré-Sal e em defesa da estatal. A manifestação é uma reação ao projeto do senador José Serra (PSDB), que pretende, na prática, retirar a participação obrigatória da Petrobrás nos campos do pré-sal.


          O ato foi organizado pelo Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte e contou com a presença de diversas entidades, movimentos sociais e estudantis, como Movimento do Estudantes Secundaristas da região, Trabalhadores do Sistema Prisional Paulista, Servidores Municipais de São Sebastião, Professores Estaduais, Portuários, entre outros.


          Para Rogério Grossi de Britto, Servidor Estadual, a lei de partilha é “única do mundo” ao colocar uma empresa do governo como sendo a operadora prioritária das reservas de petróleo. O modelo, segundo ele, é ainda mais benéfico por garantir que a empresa controle e fiscalize, “para evitar a exploração predatória”.


          Economicamente, segundo Grossi, também não há motivos para entregar a soberania da nação. A Petrobras extrai óleo do pré-sal a “um custo menor possível”, a US$ 9, dos US$ 46 que valem hoje o barril. A lei do regime de partilha determina que parte do excedente seja destinado ao governo.


          O Petroleiro Thiago Nicolini explica que a alteração de regime prejudicará avanços significativos para a nação. “O custo de uma nova empresa será maior e o que se destina ao governo será menor. Consequentemente, o que vai para a educação e saúde também será menor”, afirma.

          Segundo um professor presente, o ato é contra “o golpismo e o entreguismo” de Serra, que pretende entregar o petróleo brasileiro ao capital estrangeiro e tirar do Brasil a soberania de “conduzir o próprio destino”.
         

             Segundo Luan Moreno, estudante, o ato demonstra à sociedade que os movimentos sociais organizados estão atentos na defesa da democracia e da Petrobras.


          O Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte se coloca:


          EM DEFESA DA PETROBRÁS E DO PRÉ-SAL!
          NÃO À VENDA DE ATIVOS! 
          POR UM PETROBRAS 100% ESTATAL E SOB O CONTROLE DOS TRABALHADORES!
          PELA RETIRADA E ARQUIVAMENTO DO PL 4567 QUE RETIRA A PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA DA PETROBRÁS NOS CAMPOS DO PRÉ-SAL!


VEJA FOTOS:

GALERIA 01: https://www.facebook.com/ForumSindical/photos/?tab=album&album_id=1748768742052638

GALERIA 02: https://www.facebook.com/ForumSindical/photos/?tab=album&album_id=1745614762368036
Próxima notícia
« Notícia anterior
Notícia Anterior
Próxima notícia »

Comentários