Giro pelo Mundo: Greves, manifestações e protestos se multiplicam por todo o mundo.

Na França: Novo dia de greves e manifestações contra reforma trabalhista

Diante de um governo inflexível, os opositores da reforma trabalhista na França convocaram novas greves e manifestações nesta quinta-feira, em uma atmosfera de tensão marcada pela violência contra a polícia no dia anterior.

O primeiro-ministro socialista, Manuel Valls, pediu "sanções implacáveis" contra os manifestantes que incendiaram uma viatura da polícia na quarta-feira em Paris e pressionou os sindicatos, chamados a "se questionar sobre a pertinência" de algumas manifestações.

Leia mais em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/05/novo-dia-de-greves-e-manifestacoes-contra-reforma-trabalhista-na-franca-5805137.html

******
Em São Paulo: Alvo de protestos, Temer antecipa volta à Brasília e manifestantes iniciam acampamento em praça próxima da residência

Um grupo de manifestantes contra o governo do presidente interino, Michel Temer, realizou um protesto neste domingo (22) nos arredores da casa do peemedebista, na zona oeste de São Paulo.

No fim do ato, boa parte dos participantes iniciou um acampamento em uma praça próxima da residência do presidente interino.

O ato saiu do largo da Batata, na mesma região, às 15h40. Cerca de 2.000 pessoas participaram, segundo estimativa de policiais militares no local. Os organizadores calcularam haver 30 mil pessoas.

Lei mais: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1773933-manifestantes-se-concentram-em-sp-para-protestar-contra-temer.shtml
*******

No Rio: Protesto contra governo Temer no Centro do Rio

Manifestantes fizeram um ato contra o presidente em exercício Michel Temer, neste domingo (22), no Centro do Rio de Janeiro. O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), adiada para 5 de junho.

Além de ativistas que se declaram suprapartidários, participaram da manifestação integrantes do Sindicato Estadual de Professores de Educação (Sepe-RJ), da Central Única de Trabalhadores (CUT), Brigadas Populares, entre outros. Muitos manifestantes usavam camisas com a frase "Lutar sempre, Temer jamais".

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/manifestantes-fazem-protesto-contra-governo-temer-no-centro-do-rio.html

***

Artistas: Caetano Veloso abraça o movimento anti-Temer

Armado com um violão e um cocar de penas brancas, Caetano Veloso aderiu na noite da sexta-feira ao movimento liderado por artistas que protestam contra a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e a chegada ao poder de Michel Temer. O cantor baiano cantou para uma multidão reunida sob os pilotes do Palácio Gustavo Capanema no centro do Rio, antiga sede do ministério e hoje ocupado por coletivos artísticos “a favor da democracia” e da “proteção da cultura”. O movimento dos artistas é hoje o principal e mais visível foco de resistência pública contra o novo Governo Temer, iniciado no país após a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff.

Leia Mais: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/21/cultura/1463804514_182344.html

***

No Litoral Paulista: Greves envolvem 44 empreiteiras e 5 mil trabalhadores

Uma greve relâmpago envolveu na manhã de ontem 44 empreiteiras da região e cerca de 5 mil trabalhadores. A paralisação teve duração de duas horas nas maiores empreiteiras de Cubatão, pois suas diretorias fizeram novas propostas salariais que foram aceitas pelos grevistas em assembleias na porta das empresas.

O reajuste de 7%, que provocou a greve, foi elevado para 10%, fazendo com que os trabalhadores suspendessem o movimento grevista e voltassem imediatamente ao trabalho.

Entretanto, nas pequenas empreiteiras, o impasse persistia até a tarde de ontem, e com isso elas continuavam paralisadas pela greve, que envolve cerca de dois mil trabalhadores.

Leia mais em: http://www.diariodolitoral.com.br/sindical-e-previdencia/greves-envolvem-44-empreiteiras-e-5-mil-trabalhadores/84107/

*******

Na França: Greve cancela oito voos Portugal-França

De acordo com o site online da ANA - Aeroportos de Portugal, os voos das 12:00 e das 19:30 com partida do aeroporto internacional de Lisboa e destino ao de Orly encontram-se cancelado, de acordo com a informação disponibilizada, pelas 07:45, na página online da ANA.

Também os voos com chegada prevista a Lisboa provenientes do aeroporto francês de Beauvais (12:10) e de Orly (12:20, 17:35 e 18:45) estão igualmente com a informação de cancelamento.

Em relação ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, apenas dois voos estão afetados, nomeadamente um que parte com destino a Lille, pelas 11:35, e um outro com proveniência de Tours, Val de Loire.

Leia mais: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/greve-cancela-oito-voos-portugal-franca-5182311.html

***

Paraná: Greves na Sanepar e no Samu

Funcionários da Sanepar de Francisco Beltrão e região aderiram a greve estadual da categoria. Na terça-feira (17) dezenas de funcionários cruzaram os braços e permanecem em frente ao escritório regional no aguardo de uma negociação. Na região de Realeza, os funcionários se reuniram em Santa Izabel do Oeste e colocaram faixas em frente aos escritórios alertando a população sobre o movimento grevista.

De acordo com o representante regional do Saemac – Sindicato dos trabalhadores no Saneamento, Valdir Valmorbida, a decisão de paralisar as atividades aconteceu após inúmeras tentativas de negociar a reposição salarial com a direção da empresa. Segundo ele, desde março vinham sendo feitos encontrados entre o sindicato e a direção da empresa, mas nenhuma proposta foi apresentada, o que provocou o início da greve.

Leia mais em: http://www.jornalnovotempo.com.br/noticias/regional/28-regional/greves-na-sanepar-e-no-samu

***

Portugal: CGTP iniciou semana de luta

O governo, e em particular António Costa, tem piscado constantemente o olho ao mundo sindical. Elogios à luta destas organizações, desafios aos socialistas para que se filiam nos sindicatos e acusações duras a quem, como Passos Coelho, trata estas estruturas como "organizações criminosas", disse o primeiro-ministro numa entrevista à SIC.

Mas nem este "namoro" entre Governo e sindicatos parece suficiente para evitar greves. E esta semana, a CTTP-IN arranca uma semana de luta que terá como ponto alto uma manifestação nacional da Função Pública, na sexta-feira, em Lisboa.

Leia mais em: http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2016-05-16-Manifestacoes-e-greves--Sim-mas-nao-contra-o-Governo

*********

Ceará: Greve dos agentes penitenciários do Ceará é encerrada

A greve dos agentes penitenciários do Ceará foi encerrada após reunião no início da noite deste sábado, 21, com a cúpula do governador Camilo Santana (PT). O POVO apurou que oito pessoas foram mortas, mas o Governo só confirma duas e o Ministério Público fala em quatro.

                O Governo do Ceará atendeu ao pleito dos agentes penitenciários e prometeu 100% de gratificação de atividade de risco, mas de forma escalonada. Atualmente, eles possuem 60% de gratificação. Com o acordo chegará em até 70% em fevereiro de 2017, 80% em janeiro de 2018 e 100% em novembro de 2018.

Leia mais em: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/05/agentes-penitenciarios-entram-em-greve-neste-sabado-em-todo-o-ceara.html

***

Pará: Rodoviários em estado de greve na região metropolitana de Belém

Rodoviários de Belém decidiram, por unanimidade, entrar em estado de greve durante duas assembleias, nesta sexta-feira (20). De acordo com a categoria, a decisão foi tomada porque durante as negociações da data-base, o Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel) não propôs nenhum reajuste.

“Nas duas últimas reuniões de negociação com a patronal nenhum reajuste, seja no salário, no tíquete alimentação ou no auxílio clínica, foi oferecido aos trabalhadores, um absurdo. Por este motivo reunimos a categoria para explicar o que está acontecendo e decidirmos juntos os rumos da nossa data-base”, explicou Altair Brandão, presidente reeleito do Sindicato dos Rodoviários.


Leia mais: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/05/rodoviarios-em-estado-de-greve-na-regiao-metropolitana-de-belem.html

Próxima notícia
« Notícia anterior
Notícia Anterior
Próxima notícia »

Comentários